Como definir o público alvo e organizar seu curso on-line?
Separei neste artigo uma visão geral de como definir o público alvo e organizar seu curso on-line, para ajudar você na jornada de produzir o seu curso on-line.
Sempre defendo que o curso on-line precisa ser dinâmico e objetivo, separei esse artigo em duas partes: Primeiro vamos encontrar o público e depois organizar o curso focado nas necessidades dele.
1. Quem será o aluno do seu curso?
Pode parecer uma pergunta simples, mas muitos cursos são projetados para pessoas erradas.
Não acredito em curso ruim, acredito que tem curso que não levou em consideração o público antes de ser projetado. Já vi curso básico ser vendido para turmas avançadas.
Planejamento é primordial na hora de montar um curso on-line.
2. Qual o grau de escolaridade do seu aluno?
Seu curso precisa transmitir muitos conteúdos teóricos? Pode ser um grande desafio para alunos com pouca escolaridade. Nesse caso, dividir seu curso em mais cursos pode ser uma boa saída.
Seu aluno vai ficar mais contente em concluir um curso menor.
Seu aluno é avançado?
Então coloque grandes problemas para ele resolver, o tamanho do curso não vai fazer muito diferença nesse caso.
3. Que conhecimento seu aluno precisa ter antes do curso?
Seu curso é para alunos mais avançados, o que ele já precisa saber? Não perca tempo discutindo o que ele já sabe, faça seu aluno executar ou praticar.
Curso para alunos avançados precisa ser prático, direto ao ponto. Até porque ele já sabe onde buscar conteúdo.
4. O que seu aluno espera REALMENTE do curso?
Muita gente se perde na hora de divulgar o curso, às vezes promete o que o curso não pode entregar.
“Alinhamento de expectativa”
Você provavelmente já se deparou com essa expressão, alinhamento de expectativa, antes de colocar seu aluno para fazer o curso tenha certeza que ele saiba exatamente COMO seu curso vai ajudá-lo.
Um ex-aluno feliz vai gerar um bom depoimento no final do curso.
5. O que seu aluno quer aprender VS o que ele precisa aprender?
O que seu aluno
quer aprender é muitas vezes diferente do que ele
precisa aprender.
É comum o aluno pular toda a parte teórica do curso e ir direto para a parte prática.
Existem várias formas de resolver esse problema, a forma mais eficiente é colocar a teoria junto com a prática. Particularmente, considero essa a melhor estratégia, deixa o curso mais dinâmico.
Organização do Curso:
Agrupar e estruturar todos os conteúdos do curso
6. Estruture o Plano de Aula: separe as aulas e os módulos em uma sequência lógica.
Comece a agrupar os temas, dicas e ideias semelhantes em módulos e, em seguida, organize as aulas dentro desses módulos da maneira mais progressiva e lógica para que forme um fluxo.
Claro que nem todos os cursos podem seguir uma lógica linear, mas é preciso pensar em uma forma que deixe o aluno estimulado a continuar seguindo seu conteúdo.
7. Como vai ser a entrega do conteúdo do curso?
Hora de planejar a melhor maneira de entregar seu conteúdo.
O filósofo chinês Confúcio disse: “Diga-me, e eu vou esquecer. Mostre-me, e eu posso me lembrar. Envolva-me, e vou entender. ”
Você precisa estar ciente dos diferentes princípios da aprendizagem das pessoas, as preferências de aprendizagem e de todas as diferentes maneiras de envolver seu aluno.
Falei sobre esse tema neste artigo AQUI
Você terá vídeos? Conteúdo de leitura? Atividades? Conteúdo de áudio?
Que tipo de visual você terá? Você terá áreas de aprendizagem da comunidade?
Você precisa ter um equilíbrio entre as práticas para que seu aluno seja envolvido e tenha a melhor experiência de aprendizado.
8. Entrega do Curso on-line em vídeo
Atualmente o vídeo é a melhor maneira para envolver seu aluno.
Ele pode ser gravado em um ambiente simples ou pode ser gravado em um local que dê inspiração para o aluno.
São infinitas as possibilidades.
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9. Onde publicar o seu curso on-line
Separei 3 maneiras de publicar seu curso online:
1 - Plataforma marketplace
Udemy.
Uma grande plataforma de cursos online, a maior vantagem é que você não precisa divulgar o curso, a própria plataforma vai indicar seu curso para sua base de clientes.
Vale a pena você estudar essa possibilidade
2 - Plataformas Gratuitas
Não cobra hospedagem, você publica o curso gratuitamente e a plataforma ganha quando você vender o curso, ela fica com um percentual da venda.
As principais plataformas são:
Eduzz e
Hotmart
3 - Criar sua própria escola on-line, plataformas LMS (Learning Management System)
Ideal para quem quer montar uma escola on-line com muitos cursos e professores diferentes.
Espero que esse artigo tenha dado algum Insite para a criação do seu curso.
Qualquer dúvida é só escrever aqui nos comentários.
Grande abraço
Até o próximo artigo!
Fábio Coelho
Produtor de Cursos On-line