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Como transformar um curso presencial em um curso online para vender na internet

Fábio Coelho • jan. 19, 2022

Se você tem um curso presencial, está na hora de transformar em online. 

Todos os dias, pessoas do mundo inteiro estão procurando capacitação, novas qualificações e habilidades que as colocam um passo à frente da concorrência no mercado de trabalho. Os cursos presenciais, foram durante muito tempo, a única forma de conseguir habilidades extras, mas, cada vez mais, os cursos online estão quebrando todas as regras e barreiras geográficas.


Só no Brasil os alunos matriculados em EAD até 2021, alcançou a impressionante marca de 3,8 milhões, segundo o censo do MEC. E, de acordo com um estudo realizado pela Sagah, a expectativa é de que os alunos de cursos a distância representem 51% dos estudantes no país até 2023. Sendo assim, serão maioria em relação aos alunos de cursos presenciais.


Basicamente você precisa filmar suas aulas e disponibilizá-las na internet, certo? 


Errado! Transformar um curso presencial em online exige  um pouco de planejamento estratégico e bastante dedicação. Mas não entre em pânico! Por mais que pareça complexo, nesse artigo você pode conferir dicas valiosas para realizar essa transição e começar agora mesmo a vender seu curso no mundo inteiro.



Produção de Curso Online

Mitos e verdades sobre Cursos Presenciais Vs Cursos Online



Curso online é mais barato?


Essa ideia está bastante ultrapassada. Um diploma ou certificado online tem o mesmo valor no mercado ao de um curso presencial. Além disso, por causa do modelo de ensino dos cursos EaD, um aluno que estudou online é visto como um profissional que tem bastante afinidade com tecnologia, além da capacidade de organização e disciplina para os estudos. Isso pode até contar pontos no mercado!


Se o curso online for de graduação, pós-graduação ou outros regulamentados pelo MEC, o diploma tem o mesmo peso da educação presencial. Afinal, no diploma não vem discriminado se o curso é de uma modalidade ou de outra. O mesmo acontece nos cursos livres. Muitas empresas estão de olho em profissionais com um determinado conhecimento específico. Esse conhecimento específico pode facilmente ser adquirido em um curso livre.



Produção do Curso Online Isabella Fiorentino

Quais são as maiores vantagens do curso online


Você pode se capacitar sem sair de casa!


Um curso online geralmente oferece flexibilidade e comodidade. Só isso já coloca o curso online na preferência de muita gente por não precisar se deslocar até um local físico para estudar. Cada aluno pode criar sua rotina, e não o contrário – que normalmente é o caso das aulas presenciais. Sem falar na comodidade de poder re-assistir às aulas a qualquer momento.


Na minha opinião a maior vantagem do curso online é que o professor tem mais tempo para tornar a aula extremamente dinâmica e produtiva para o aluno. Já pensou no tempo que vai sobrar sendo que não vai precisar estar com os alunos do curso sempre naquele horário?


Seu tempo pode ser usado para melhorar ainda mais as aulas de buscar por novos recursos de aprendizado.


E as barreiras geográficas?


A internet permite superar todos os limites! Colocar seu curso na internet é expandir seu negócio para novos públicos. Você pode ter alunos no mundo inteiro! Para te ajudar nesse processo, separei algumas dicas para você começar a planejar essa mudança e transformar seu curso em online!

escrever roteiro de curso online

Planejamento do curso online

Transformar um curso em online não é simplesmente gravar as aulas e colocar na internet.


É preciso entender os desejos e objetivos do seu aluno. Seu maior desafio será entregar o maior resultado com o mínimo de conteúdo.


Por isso, é preciso planejar o curso de forma que seu aluno possa chegar nesses objetivos. Vamos começar analisando o formato do curso, seu conteúdo e seu público.


Formato do curso


Um curso online pode ser estruturado e ser entregue de forma inteiramente ao vivo, todo gravado ou um mix entre ao vivo e gravado.


Quem vai definir essa estrutura é o objetivo do aluno. Nesse ponto, você deve analisar seu curso e ver qual melhor forma de entregar o conteúdo para seu aluno chegar lá.


No modelo ao vivo, são utilizados recursos de videoconferência ao vivo, por exemplo. É o formato que mais se assemelha ao ensino presencial, pois professores e alunos precisam estar online juntos. No planejamento do curso você pode usar esse modelo em uma área do conhecimento que seus alunos tenham mais dúvidas.


Já no modelo gravado o aluno pode assistir a aula a qualquer momento, sem a necessidade do professor estar conectado ao mesmo tempo, pois a comunicação entre eles acontecerá após a aula através de fóruns ou blogs como recursos interativos, por exemplo.


O modelo híbrido une a aula gravada e a aula ao vivo. Além das vídeo aulas, são marcados também encontros onlines para discutir a matéria, sanar dúvidas ou até realizar provas.


Estes modelos são adotados nas Plataformas EAD clássicas, mas existe também o modelo de curso livre. Neste, as aulas podem ser vendidas por assinatura ou venda pontual, e o aluno tem total liberdade para assistir quando e onde quiser. O aprendizado é totalmente focado no aluno e não no professor.


Para pensar qual desses modelos melhor se traduz dos cursos presenciais para os online, você deve analisar o seu público e o seu conteúdo.


Público


O primeiro passo para projetar qualquer curso online é entender qual é o seu público. Parece uma besteira, mas, o mesmo curso presencial pode ser transformado em vários cursos online, abordando o conteúdo de forma pontual e direta.

 

Para quem quer projetar um curso online, essa responsabilidade de conhecer o tipo do público é ainda maior, seu curso online pode sofrer muitas baixas por ter conteúdo de mais, ser raso ou por ser profundo.


Quem vai dizer o tipo do curso ideal é o seu aluno.


Tente responder às seguintes perguntas:

  • Por que seu curso online é melhor que o presencial?
  • Quais assuntos seus alunos gostam mais?
  • Quais conteúdos seus alunos têm mais dificuldade para entender?
  • Quero ajudar meu aluno a … ?
  • Como posso facilitar a retenção do conhecimento dele?


Responda essas perguntas e tente criar novas perguntas para responder, esse exercício irá ajudar você a escolher o melhor conteúdo do curso.

 

 

Conteúdo


Aqui é o ponto de maior atenção, se o curso ficar grande demais seu aluno não vai assistir, se ficar pequeno ela vai achar o curso fraco. Procure entender o tipo de curso que seu aluno está esperando receber.

 

Minha primeira dica é: Mantenha o conteúdo o mais conciso possível. 

 

A primeira obrigação de um curso online é ser objetivo.

 

Sabe aquele conteúdo que é até legal em sala de aula, mas não tem muito a ver com o restante do curso, na modalidade online o ideal é eliminar. Assim, os vídeos não ficarão muito longos e ficará muito mais fácil para o aluno revisitar algum conteúdo que tenha interesse.


Roteiro


Escrever o roteiro de gravação da sua aula online é uma parte importante para deixar seu curso objetivo. O roteiro não precisa ter cada palavra que será dita na aula, seu roteiro pode conter apenas os tópicos da aula.

 

Na aula presencial há mais abertura para improviso, na gravação de uma aula online isso pode deixar o vídeo mais longo do que deveria. Lembra da importância da objetividade? A melhor maneira de gravar uma aula objetiva e seguir os tópicos de um roteiro 

 

Depois de escrever o roteiro de cada videoaula seu curso estará pronto para ser produzido em vídeo. Separei abaixo o passo a passo para produzir um curso online.

Vídeo Marketing: divulgação

Como produzir um curso online

em vídeo?


Pré-produção 


Como agregar valor visualmente em um curso online?


Será que gravar tudo em uma parede branca vai passar uma imagem de qualidade do seu curso?

 

Em um curso presencial muitas vezes o valor de um curso é medido na localização da escola, na limpeza do local, no conforto da sala, no atendimento e na receptividade dos funcionários, etc... 

 

Na pré-produção vamos planejar a gravação, definir alguns detalhes visuais, escolher o local e o tipo de iluminação. Tudo para passar a imagem de qualidade que seu curso precisa.

 


Equipamentos de gravação

 

A escolha dos equipamentos está ligado diretamente com o local escolhido para gravação. Tipo de microfone e a iluminação tem que ser escolhida de acordo com o ambiente gravado. O local tem muitas janelas? Faz eco? É grande ou escuro?

 

Na pré-produção todas essas questões serão respondidas.

O importante na gravação é ter em mãos todos os roteiros e seguir o cronograma. Uma improvisação pode custar o dia de gravação e fazer com que o curso tenha que ser gravado em mais diárias aumentando muito o custo de produção.


Edição


Chegou a hora da equipe de edição entrar em ação!


Todo o material do curso será assistido e montado seguindo o descritivo das aulas. É na edição que todo o material complementar irá entrar no vídeo. Se o curso for planejado desde o início, o editor terá em mãos e separado todos os materiais que irão entrar nas videoaulas.



Quer ajuda para produzir seu curso?

Se precisa de ajuda profissional entre em contato por aqui:

Contate-nos

Agora que você já sabe tudo o que precisa para planejar a conversão do seu curso presencial para online, já pode começar a empreender na internet e aproveitar esse mercado em constante crescimento!


Espero ter ajudado no projeto do seu curso online!



Grande abraço 


Até o próximo artigo!



Fábio Coelho

Produtor de cursos online

Estruturando

Cursos Online

Guia passo a passo para estruturar cursos online envolventes e eficazes

O guia interativo “Estruturação de Curso Online” aborda tudo sobre como montar um curso online, oferecendo dicas valiosas, exemplos e exercícios práticos para transformar seu conhecimento em um curso online.


O guia foi pensado para instrutores, educadores e profissionais que desejam criar cursos online e estruturar experiências de aprendizado envolventes e eficazes.


A estruturação do seu curso será desmembrada abordando cada etapa, desde a definição de metas e objetivos claros e alcançáveis, a organização do conteúdo, os tempos das aulas até o planejamento da gravação. Além disso, também tem um cronograma de produção, que torna a criação do curso um processo mais eficiente. Proporcionando aos educadores as ferramentas necessárias para construir um excelente curso online.

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