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45 coisas que você não deve fazer no seu curso online

Fábio Coelho • dez. 08, 2022

45 COISAS PARA EVITAR

AO MONTAR UM CURSO ONLINE

Uma lista principal de todas as coisas básicas que você deve evitar ao escrever os roteiros do seu curso online.


Como produtor de cursos online, sou constantemente bombardeado com novos conteúdos e formas de ensino, ao invés de fazer uma lista de tudo o que você deveria fazer e como deveria fazer, vamos nos concentrar em uma lista geral de coisas que você deve evitar ao escrever um script de curso online em vídeo.


Abordaremos:

  • Diretrizes e expectativas de formato simples
  • Elementos dos conteúdos
  • Elementos da forma de ensino
  • E muito mais


A lista pretende ser uma abordagem simplista para manter você alerta aos erros comuns fora de seus conteúdos. É baseado nas minhas experiências gravando e editando cursos online, bem como os erros e acertos que tivemos ao longo do caminho.

Produção de Curso Online

45 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER AO MONTAR UM CURSO ONLINE


1. Não coloque os números das aulas ou módulos em sua capa (ou em qualquer lugar em seu vídeo). Eles serão usados apenas na plataforma.


2. Não coloque a data na capa do seu vídeo (ou em qualquer lugar da aula). 


3. Não coloque endereços de e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio de contato no vídeo. (a plataforma já tem formas para o aluno entrar em contato).


4. Não coloque títulos longos nas aulas. Fica dificil do aluno decorar um texto caso ele queira assistir novamente aquela aula.


5. Não inclua Slide PPT com muito texto na videoaula. Se não pode evitar, leia o texto do slide que aparece no vídeo.


6. Não faça muitas divisões como capítulos, módulos e aulas. Seu aluno não pode perder tempo entendendo a estrutura do curso.


7. Não fale os números dos módulos ou das aulas em seus vídeos — você pode querer mudar a ordem, tirar ou acrescentar mais aulas futuramente.


8. Não fale de fotos ou vídeos na gravação das aulas sem ter certeza que elas existam.


9. Evite fazer referência a nomes de livros sem que você realmente tenha lido o livro. Às vezes o título do livro pode ser totalmente diferente do conteúdo.


10. Tente evitar o uso do PLURAL quando se refere a pessoa que está assistindo. Ex: como VOCÊS, GENTE, PESSOAL, etc… Em uma videoaula você está falando com um aluno, não com uma plateia.



Produção do Curso Online Isabella Fiorentino

11. Tente evitar o uso de termos técnicos, quando usar explique o termo usado.


12. Não repita uma explicação por muitas vezes, lembre-se que o aluno pode pausar e voltar o vídeo.


13. Evite usar muitos parênteses, isso pode causar uma confusão na cabeça de quem está assistindo.


14. Evite usar vocabulário sofisticado. Isso retarda o entendimento. Mantenha simples.


15. Não dirija o ator dizendo a ele onde ele deve ter uma batida entre os diálogos.


16. Não abuse das perguntas nas aulas, será difícil o seu aluno responder, mesmo que seja uma questão para refletir.


17. Evite os palavrões. 


18. Não abuse dos exemplos em seu diálogo. Use-os com moderação.


19. Evite dizer o óbvio em seus diálogos. Quanto for mostrar algo só mostre.


20. Não confie em explicações técnicas. Tem que haver histórias interessantes ou demonstrações para uma explicação técnica.

escrever roteiro de curso online

21. Não construa um curso com muitos temas e assuntos diferentes, monte um curso com começo, meio e fim.


22. Não escreva apenas a sua versão de um curso ou treinamento popular. Dê-lhe algo novo. Uma nova abordagem.


23. Evite clichês e estereótipos. Fale no curso com a sua personalidade única.


24. Não inclua conteúdos que não levem o aluno ao objetivo final.


25. Não inclua cenas engraçadas e piadas que não sejam relevantes ao conteúdo.


26. Não use o vídeo de introdução para dar aula, apenas mostre a visão geral.


27. Evite ter pontos de vista políticos excessivamente específicos em seu curso. Eles são desanimadores e não são amigáveis ao aluno.


28. Não siga nenhum guru de curso online para dizer o tamanho do curso. Você é o profissional e sabe quais informações seu aluno precisa.


29. Não fique apenas contando as histórias. Mostre-as aos alunos. Você pode usar imagens, cenas de filmes, exemplos reais, etc…


30. Evite iniciar a aula com a especificações, construa a aula com começo, meio e fim.


31. Não construa uma aula com mais de 20 minutos. Concentre-se no ponto ideal de 9-12 minutos. Não importa se o curso do seu concorrente tenha aulas maiores, tente sempre manter um tempo limite.


32. Não introduza muitos conteúdos nos primeiros minutos. Os alunos perderão de vista.


33. Procure não pensar durante a gravação da aula, isso faz você dizer muitos (Aí, haaam, éee, iiii, Deles, Estão, etc.). 


34. Não entre em grandes detalhes sobre a história que está usando para ilustrar o assunto. Precisamos apenas do que é essencial para entender o seu ponto.


35. Não vá muito além do conteúdo da aula, deixe o próximo assunto para a próxima aula.


Vídeo Marketing: divulgação

36. Não se desvie do assunto geral em seu curso. Deixe isso para um curso presencial.


37. Não termine as suas aulas sem concluir o assunto.


38. Não inclua argumentos de venda dentro do curso. Seu aluno já comprou


39. Não escreva um curso baseado em propriedade intelectual que você não possui.


40. Você não precisa pagar para consertar o roteiro do seu curso online. O feedback é bom. Mas você vai precisar aprender a fazer isso sozinho.


41. Não coloque todos os seus ovos naquela cesta que é um único curso. Comercialize-o. Submetê-lo a grandes exposições. E então siga em frente. Próximo.


42. Não se contente em ter um curso. Você precisa construir sua pilha até o ponto em que tenha de 3 a 5 cursos incríveis.


43. Não demore seis meses ou mais para escrever um curso. Após os primeiros scripts, aprenda a escrever como um profissional dentro de prazos profissionais. Concentre-se em ser capaz de terminar um roteiro de curso dentro de 2 a 3 meses.


44. Não desanime com a rejeição. A rejeição nunca acaba — mesmo quando você é um profissional.


45. Não se torne uma vítima de um insucesso. Faça outro curso.


DICA BÔNUS: Evite ser excessivamente paranóico com o marketing de seus cursos. Seguir fórmulas prontas pode tirar a sua essência, ninguém quer comprar um curso de um robô. Seja você!



Boa Sorte!!!

Quer ajuda para produzir seu curso?

Se quer ajuda profissional nas gravações das suas video aulas entre em contato por aqui:

Contate-nos


Se você estiver interessado em produzir um curso de alta qualidade, a Produtora TAG12 pode ajudá-lo. Oferecemos uma grande experiência na produção de cursos com alto valor visual.


Para saber mais sobre nossos serviços e como podemos criar um plano personalizado para gravação do seu curso, agende sua consulta gratuita de 15 minutos.


Quais são as etapas de gravação de um curso online em vídeo de qualidade?


1 - Estudo do roteiro/conteúdo

Iremos identificar e separar todos os elementos visuais que sua aula precisa para transmitir o conhecimento. Vamos também estudar o melhor local para gravar o conteúdo da aula.


2 - Escolha do padrão visual

O objetivo é destacar o seu curso da multidão, ou seja, iremos criar uma “cara” para o seu conteúdo. Através de cores, tipologias e design podemos passar uma ideia qualidade que seu aluno entre no curso sabendo que irá encontrar a mesma qualidade no conteúdo.


Gosto de pensar que o padrão visual de um curso online é a capa do livro, se for bem feita e bem diagramada a chance de vender será maior.


3- Gravação das aulas

Iremos captar todo o conteúdo da aula com qualidade profissional de áudio e vídeo. A gravação profissional da aula é fundamental para garantir uma ótima qualidade de imagem e um excelente áudio.


4 - Edição das videoaulas

Iremos editar o conteúdo gravado adicionando todos os itens necessários para ilustrar o conteúdo da aula com imagens, áudios, fotos, textos, etc… Tudo isso para garantir que seu aluno se lembre do conteúdo assistido.


5 - Finalização e entrega

Depois de todas as videoaulas editadas, finalizadas e revisadas pelo professor. Exportamos o arquivo na melhor qualidade de imagem para ser publicado em qualquer plataforma de EaD. Seu curso online estará pronto para ser assistido por alunos do mundo inteiro.



Espero ter ajudado a melhorar a qualidade do seu curso online!



Grande abraço 


Até o próximo artigo!



Fábio Coelho

Diretor e Produtor de cursos online

Estruturando

Cursos Online

Guia passo a passo para estruturar cursos online envolventes e eficazes

O guia interativo “Estruturação de Curso Online” aborda tudo sobre como montar um curso online, oferecendo dicas valiosas, exemplos e exercícios práticos para transformar seu conhecimento em um curso online.


O guia foi pensado para instrutores, educadores e profissionais que desejam criar cursos online e estruturar experiências de aprendizado envolventes e eficazes.


A estruturação do seu curso será desmembrada abordando cada etapa, desde a definição de metas e objetivos claros e alcançáveis, a organização do conteúdo, os tempos das aulas até o planejamento da gravação. Além disso, também tem um cronograma de produção, que torna a criação do curso um processo mais eficiente. Proporcionando aos educadores as ferramentas necessárias para construir um excelente curso online.

Criação e produção TAG12

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