Marketing de Academias para atrair alunos usando a internet

fabio coelho • 14 de agosto de 2019

A internet é um prato cheio para as academias, os clientes já vem prontos para fazer a matrícula. Você só precisa ter um bom fechamento de vendas no balcão.

Ao mesmo tempo que a internet melhorou o mercado fitness ainda vejo academias com poucos alunos, geralmente por falta de divulgação. Escrevi esse artigo para ajudar você que é dono de academia a entender o mundo online e usar isso para atrair alunos.   

Se você é um profissional de educação física super qualificado por tempo de experiência na área ou é um doutor. Pode ficar animado é justamente esse conhecimento que você precisa ter para atrair os alunos certos e lotar todos os horários.

Ao final desse artigo vou tornar você uma especialista em vender seu conhecimento para atrair alunos para sua academia.

Montei um passo a passo muito simples para você seguir e colocar em prática agora mesmo. 

Como atrair o aluno para sua academia de forma eficiente e constante?

Para atrair o aluno a primeira coisa é levar a informação onde o seu cliente está. No SMART FONE o tempo inteiro!

Vamos levar o seu método de treino para dentro do Smartphone de todos os possíveis clientes da região. Irei mostrar uma estratégia que fará seu email receber novos contatos todos os dias. 

Faço isso com praticamente todos as empresas que atendo, os resultados são sempre muito acima do esperado.

Minha primeira dica é: Concentrar todo o poder de fogo em um único ponto. 

O melhor dessa estratégia é que o investimento é muito baixo, basicamente vai depender somente do seu empenho em produzir os conteúdos. 

Antes de começar a descrever o passo a passo quero fazer uma pergunta crucial: 
Você está preparado para gravar seu conhecimento em vídeo e postar nas redes sociais?


Por que fiz essa pergunta?

Se a resposta for não, então pode parar de ler esse artigo e procurar métodos tradicionais de divulgação.

Se você não está preparado para gravar os vídeos com os seus conhecimentos e compartilhar nas redes sociais. Essa estratégia não irá funcionar. 

E também não recomendo que você coloque um funcionário ou professor contratado para falar nos vídeos por você, a não ser junto com você. 

Agora se está preparado a fazer exatamente o que eu vou descrever a seguir, vamos em frente!


Quanto vai custar essa divulgação?

Vai precisar basicamente de um SmartPhone com uma boa câmera, uma conta no FaceBook e um site simples em WordPress ou Wix. A verba diária será de apenas R$ 15 reais por dia para impulsionar os conteúdos. 

O maior investimento será o seu tempo e dedicação. 

A estratégia é muito simples:

Passo 1 - Iremos utilizar o FaceBook e Instagram para impulsionar o conteúdo.

Passo 2 - Esses interessados irão direto para a página preparada com um vídeo da sua academia (Seu método).

Passo 3 - Quem ficar interessado de verdade irá deixar os dados de contato no seu site.

Passo 4 - Bingo, você vai entrar em contato com essa pessoa e fechar a matrícula!

Acredite, com apenas R$15,00 por dia em anúncios no FaceBook e no Instagram é possível atrair muitos clientes todos os dias.


==> Vamos a prática!
________________________

Passo 1 - Criar as contas nas Redes Sociais

As redes sociais serão a base e o principal divulgador do seu conteúdo, é o boca a boca mais forte que existe hoje. Com apenas R$ 15 por dia é mais que o suficiente para divulgar sua Academia (“Seu método”) e atrair alunos interessados todos os dias.

Vai precisar criar os seguintes ítens:
Página no FaceBook (Pages)

Cadastrar um Cartão de Crédito na Conta de anúncio FaceBook

É tudo relativamente fácil, muitas academias já tem essas ferramentas então não preciso me aprofundar nessa primeira etapa.

Passo 2 - Página de captura 

Depois de atrair os alunos interessados no seu conteúdo é preciso uma página de captura para pegar os dados desses alunos. 

Existem ferramentas onde é possível criar páginas em minutos, mas como o objetivo é gastar menos e investir mais em divulgação iremos utilizar o Wordpress ou Wix Gratuito. Talvez sua academia já tenha um site criado em Wordpress, então é preciso apenas criar uma página nova para receber esses alunos. 

Passo 3 - Gravar seu conteúdo 

Seu método e os conhecimentos que farão as pessoas se matricularem na sua academia. As pessoas querem ouvir o COMO irão chegar resultado com seu método. 

Não querem perder tempo, querem resultados. Por isso os argumentos de vendas são sempre os mesmos.

Não estou dizendo que você tem que prometer perde de peso em poucas semanas. Mas eu quero que você diga o que você sabe com propriedade e com a sua prática. 

Se você quer buscar por exemplo um público que precisa perder peso, então você vai gravar em vídeo o seu método para perder peso. Esse inclusive é o tema que mais atrai alunos para as academias hoje em dia.

Seu conteúdo precisa ter os seguintes passos:

  1. Apresentar o Problema
  2. Mostrar a Consequência
  3. Mostrar a Causa
  4. Apresentar a Solução
  5. Fazer um Convite.

Essa é a sequência que você precisa dominar para gravar o método, irá usar em todos os seus vídeos de conteúdo.

Passo 4 - Vídeos Iscas Digitais

Mostrar o seu método, apresentar problemas e soluções, ensinar alguma coisa ou dar dicas é a forma mais eficiente de chamar a atenção e atrair alunos. Todos esses temas irão fazer com que as pessoas cliquem e entrem direto na página de captura da sua academia.
 
As pessoas irão acompanhar todas as dicas, ficarão ligadas em você, de quebra irá se tornar uma espécie de celebridade no seu bairro. Pode se preparar quando for na padaria ou na farmácia.

A partir do momento que você aparecer nas redes sociais mostrando algum assunto relevante, sua caixa de email vai encher de interessados em se matricular na sua academia.

Não tem limite, quanto mais vídeos você publicar, mais pessoas entrarão em contato com você.

Dicas Extra

1- Todos os vídeos que você gravar e publicar nas redes, você também pode publicar no YouTube, no seu canal. 

2- Na página de captura eu recomendo que abaixo do formulário de captura, você coloque pelo menos os 8 últimos vídeos publicados.


Se quiser ver um exemplo entre nesse site: Wellgym.com.br


NÃO FIQUE ESPERANDO PARA COMEÇAR!

Coloque em prática esse passo a passo!

Atrair alunos é muito mais fácil do que você imagina.


Fábio Coelho
Especialista em Marketing Online

E-book:
Escreva um Curta-metragem em 7 dias!

Você já imaginou escrever seu próprio curta-metragem, mas não sabe por onde começar? Com este eBook, você vai aprender, de forma simples e prática, como transformar suas ideias em um roteiro profissional em apenas 7 dias!

E-book: Estruturando

Cursos Online

Guia passo a passo para estruturar cursos online envolventes e eficazes

O guia interativo “Estruturação de Curso Online” aborda tudo sobre como montar um curso online, oferecendo dicas valiosas, exemplos e exercícios práticos para transformar seu conhecimento em um curso online.


O guia foi pensado para instrutores, educadores e profissionais que desejam criar cursos online e estruturar experiências de aprendizado envolventes e eficazes.

Criação e produção TAG12

Por Fábio Coelho 8 de abril de 2025
Um vídeo institucional bem produzido é uma das formas mais eficazes de comunicar os valores, missão e diferenciais da sua empresa. Mas, afinal, quanto custa produzir um vídeo institucional profissional?
Livros Essenciais para Escrever Roteiros
Por Fábio Coelho 27 de fevereiro de 2025
Quer aprender a escrever roteiros para cinema e TV? Selecionamos 4 livros essenciais que ensinam desde estrutura narrativa até técnicas avançadas de storytelling. Leia a análise de cada um e descubra qual combina mais com o seu estilo de escrita!
A man with a beard is sitting in a chair in front of a camera.
Por Fábio Coelho 25 de fevereiro de 2025
Aprenda as melhores técnicas, equipamentos e configurações para produzir vídeos de treinamento didáticos, envolventes e com qualidade profissional.
A yellow forklift is parked in front of a wall that says premolate
Por Fábio Coelho 20 de fevereiro de 2025
Descubra como o vídeo marketing pode impulsionar sua empresa! Aprenda as melhores estratégias para criar, produzir e divulgar vídeos de alto impacto, alcançando mais clientes e aumentando suas vendas online. 🚀
A man and a woman are sitting at a table with a bottle of sauvignon blanc.
Por Fábio Coelho 18 de fevereiro de 2025
Curso gravado ou ao vivo? Entenda as diferenças, vantagens e desvantagens de cada formato e escolha o melhor para criar seu curso online de sucesso!
A person is using a laptop computer on a wooden desk.
Por Fábio Coelho 14 de fevereiro de 2025
Estruturar um curso online exige planejamento, organização e boas estratégias de marketing. Confira nosso artigo e aprenda a criar um curso online do zero de forma profissional e escalável.
MAIS POSTAGENS